Escolha uma Página
Espalhe a notícia

A questão das cotas raciais para as universidades sempre causa uma certa polêmica. E ainda que tentemos explicar as razões para que ela exista, há sempre quem diz que é incompatível com o termo igualdade. Que não é justo. Então que tal olhar a questão de frente e encarar os números?!

Cotas Raciais: A Ku Klux Klan desaprova.

 {{Crédito da foto: cfarivar}}

Para quem mora em Marte e não sabe bem o que são as tais cotas raciais eu explico bem direitinho antes de entrar no mérito da necessidade delas. Sim, este blog e post é a favor das cotas {{se você quiser saber porque, leia até o final. Senão, corra para os comentários e seja feliz…}}.



Apoie o Jornalismo Independente

As cotas raciais são reservas de vagas em universidades públicas para estudantes de cor negra. Na prática significa que os cotistas disputam uma vaga entre si enquanto os demais disputam a maior parte das vagas.

Mas por que raios o governo resolveu ajudar os negros?! Isso é preconceito, não é?! Antes que algum vereador paulistano proponha a criação do dia da consciência branca, vamos aos dados de nosso justo país.

Quantidade de negros que possuem computador:

{{{link url=”http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cne_ricardohenriques.pdf” target=”_blank”} não acredite em mim {/link} – PDF}}

 

Enquanto apenas 7% dos homens negros  possuem um computador em casa {{estamos falando de educação, correto?}} nos homens brancos esse índice vai a 25%. Ou seja, mais de três vezes.

Isso reflete apenas parte do problema econômico que afeta negros e não afeta brancos. Mas vamos aos números da educação:

 

Os dados da PNAD 2008 revelam que o analfabetismo entre jovens negros é duas vezes maior que entre
brancos.

(…)

No que diz respeito ao ensino superior, a frequência líquida é cerca de três vezes maior entre os brancos

{{não acredite em mim – Ipea, PDF}}

Claro, haverá sempre quem diga que pobre é tudo igual, que a cota deveria ser pela escola pública. Eu mesmo pensava assim, até ser devidamente esclarecido pelo post da autora convidada aqui mesmo nesse blog: De quem é o racismo?{da autora convidada Renata Winning}}. Mas como alguns podem ainda não ter entendido, demonstro com os números do Ipea:

O diretor de Cooperação e Desenvolvimento do Ipea apresentou dados estatísticos do instituto que apontam que há hoje no Brasil 571 mil crianças entre 7 a 14 anos fora da escola. Dessas, 62% são negras.

{{não acredite em mim}}

Isso significa dizer que entre pobres brancos e pobres negros {{que, afinal, não são uma massa uniforme}} há maior evasão escolar dos negros {{evasão escolar é o mesmo que dizer “fugiu da escola” ou “abandonou os estudos”}}. E isso ocorre por qual motivo? O pessoal da foto ali em cima dirá que é porque os negros tem menor capacidade intelectual {{mas até esse pessoal tem vergonha de dizer isso, pode ver que estão todos encapuzados…}}.

Os números, como sempre, mostram outro caminho:

Outro dado mostra que um trabalhador negro ganha em média metade do que um trabalhador branco ganha; que o percentual de negros abaixo da linha de indigência é duas vezes e meia maior do que o percentual de branco (71% dos indigentes do país são negros) e que 70% dos pobres são negros.

{{não acredite em mim}}

Ganhando menos que os brancos a chance do filho de um negro {{que por definição tende a ser negro, certo?!}} precisar trabalhar é de, no mínimo, 50% a mais que o filho do trabalhador branco.  E o desempenho escolar de uma criança que trabalha tende a ser pior que o de uma criança que só estuda, ou não?!

Concluímos daí que cotas para escolas públicas seriam pelo menos 50% mais injustas que as cotas raciais.

Tá claro, não?!

Ok, dirá o mais perspicaz dos leitores. E a conformada leitora.

Mas o sistema de cotas fere o princípio de igualdade que está na constituição!!! Calma, vejamos o que diz um especialista:
Como afirmou Rui Barbosa (6): “A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade”. Ao pretender, o Estado, realizar seu fim de reduzir as desigualdades sociais, somente o fará
com a adoção de políticas afirmativas que encontrem eco nas camadas mais oprimidas da população.

{{não acredite em mim – Procurador da República, PDF}}

E o que pensam os professores?

Mais de 50% dos professores de quatro universidades públicas aprovam o sistema de cotas raciais e sociais para ingresso de alunos nas instituições.

{{não acredite em mim – MEC}}

Mas um aluno que ingressou pelo sistema de cotas estará sempre abaixo de um aluno que passou no vestibular comum. Será?
Ipea: cotistas têm melhores notas em universidades

{{não acredite em mim}}

Fica claro, portanto, que os negros tem menor escolaridade, menor salário. Ainda assim, quando lhes é dada a oportunidade, demonstram ser tão capazes quanto os demais alunos {{na verdade mais capazes…}} para seguir o curso universitário.

Quem aí topa ser operado por um aluno que não é cotista?! Eu não, quero sempre os melhores.

Espalhe a notícia