Escolha uma Página
Espalhe a notícia

O Projeto de lei 6853/10 que será analisado pela Câmara dos deputados, quer exigir que campanhas publicitárias que contenham fotos com pessoas modificadas com o intuito de alterar a aparência física contenham um aviso…

“Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada.” 

Antes de dizer qualquer coisa quero contar um segredo. Toda foto, atualmente é tratada digitalmente.
Agora gostaria de fazer uma pergunta:

O que é considerado alterar a aparência física? 

 

Existem casos, claro, em que a resposta é óbvia…

Mas nem sempre é assim, há casos em que a aparência física é alterada porque a luz da foto foi alterada, mudando, por exemplo, a cor da pele da pessoa fotografada, sem, no entanto, ter a intenção de mostrar um padrão estético…

Foto tirada (ainda sem tratamento) para uma campanha de prevenção a AIDS

O exemplo acima é uma foto tirada para um evento de prevenção à AIDS que organizo todos os anos (para conhecer melhor clique aqui). Ela foi tirada da forma que se encontra acima.



Apoie o Jornalismo Independente

Como podem ver, a modelo parece ter duas cores de pele diferente. Foi uma questão de luz que decidiu-se por resolver posteriormente, pois não sabíamos como ficaria a definição do cartaz e outros detalhes da campanha.

Claro que a foto final teria uma alteração física na modelo. Mas o objetivo nunca foi adequar a modelo a qualquer tipo de padrão.

Não espero, contudo, que uma lei contenha, em si, todos os meandros e variações possíveis de um determinado objeto. Para isso existem os juízes, para julgar se a lei está ou não sendo seguida.

O que preocupa é que, de novo, a educação acaba desvirtuada.

Para que ensinar uma criança que há valores mais importantes que a beleza? Vamos simplesmente mostrar que existem padrões inatingíveis. 

 

Agora, supondo que existam modelos que não precisem de alterações digitais, o que faremos? Porque aí o argumento, é impossível ter esse padrão de beleza cairia por terra.
Não acho impossível atingir o tal padrão. Acho possível.

Mas acho absurdo alguém querer atingir tal padrão 

E isso não vai mudar porque alguém simplesmente colocou um aviso mínimo na capa, dizendo o que todos já sabemos.  Como ninguém para de fumar porque existem fotos horríveis atrás dos cigarros ou ainda porque existem mais de 1923878348930 substâncias tóxicas nele.
A questão, como sempre, é a educação.
Espalhe a notícia