Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Uma criança adotada por uma procuradora da justiça acabou sendo torturada e foi denunciada pelos próprios empregados. E a imprensa aproveitou o fato para criar uma novela…

Está claro para quase todos que foi um erro permitir a adoção da criança. O que não fica exatamente muito claro nas ‘investigações da imprensa‘ é como a burocracia poderia ter impedido que a tal procuradora realizasse a adoção.

Não estranhe o leitor e a leitora a falta de uma linha de pensamento editorial do programa, que em 2008 fez críticas às burocracias para se adotar uma criança e fez elogios à nova lei de adoção {{não acredite em mim}}

Dois anos depois a mesma imprensa que diz que brasileiro não tem memória faz um editorial totalmente contrário à agilidade para adoção e critica todo processo, não precisa acreditar em mim não, basta assistir a este vídeo (3’20”):



Apoie o Jornalismo Independente

Primeiro Alexandre Garcia faz um comentário simplesmente ridículo:

Entregaram essa criança para uma pessoa que não conheciam, PROVAVELMENTE.

 

Mas quer o quê? Que a pessoa maldita bendita que permite ou proíbe a adoção conheça todas as pessoas cujos casos está sob sua responsabilidade? Claro que não, há testes para isso… mas ele continua…
Ele depois faz um comentário meio estranho, sugerindo que as crianças deveriam ser adotadas por estrangeiros, palavras dele:

Pois agora, foram cumpridas as formalidades, supostamente, pelo menos na burocracia, e crianças brasileiras podem estar dormindo com o inimigo brasileiro.

 

O que demônios, repito, o que demônios muda, no caso em questão, a nacionalidade da procuradora? Ela torturou porque é brasileira? Um austríaco não faria isso jamais {{se bem que Hitler era austríaco, e teve aquele caso do velho que aprisionou as filhas no porão por lá também… xi…proíbam brasucas e austríacos de adotarem!}}
Depois o coitado do comentarista {{apesar do salário já fiquei com dó dele, porque ou ele pensa isso que disse ou foi obrigado a dizer e as duas coisas me dão pena}} se perde querendo dizer que adotar uma criança é como salvar uma vida {{sério?!?! Sim, porque quem vive em albergue morre…}} e que não é para fazer bem aos pais, o que, na opinião do blogueiro, é uma falácia porque os pais também ganham e muito {{não falo de dinheiro, ok?}} com uma adoção…
Mas deixemos de lado o comentário besta. Alguns erros comuns neste caso são de classificar um procurador de justiça como um cargo de alta confiança do judiciário. Para se procurador de justiça basta ter feito Direito e ter pelo menos dois anos e um dia de formado. Os cargos são eleitos através de concursos públicos.
Ou seja, não é preciso ser santo nem santa para ser procurador de justiça. Que fique claro.

 

Então vamos ver quais são os critérios para se adotar uma criança antes de dizer as bobagens que o pessoal está falando:

 

  • A pessoa a ser adotada deve ter no máximo 18 anos de idade, a não ser que já conviva com o adotante (pessoa que o adotará).
  • A idade mínima dos candidatos à adotantes é de 21 anos.
  • Diferença de idade mínima entre o adotante e o adotado é de 16 anos.
  • Ascendentes (avós, bisavós) e descendentes (filhos, netos) não podem adotar seus parentes.
  • Não importa o estado civil do adotante.
  • A adoção requer a concordância dos pais biológicos, salvo em caso de paternidade desconhecida ou quando estes tiverem perdido o pátrio poder.
  • A adoção de adolescente maior de 12 também necessita da concordância deste.
  • Antes de concretizada a adoção é necessário fazer um estágio de convivência entre adotando e adotante. Isso é dispensado quando a criança é menor de um ano ou quando já mora com o adotante.
  • Cópias autenticadas em cartório de: identidade, certidão de casamento (se for casado), e, comprovante de renda.
  • Cópia de comprovante de endereço.
  • Fotos coloridas de busto e das dependências da casa (tipo 10X15).
  • Declaração de idoneidade moral reconhecido firma de duas testemunhas.
  • Atestado médico de sanidade física e mental com reconhecimento de firma da assinatura do profissional.
  • Certidão de antecedentes criminais negativa.
  • Requerimento da adoção preenchido e assinado pelo (s) requerentes e com firma reconhecida.

{{não acredite em mim}}

Ou seja, não adianta culpar a burocracia, ela está correta. A questão é ver que tipo de teste foi feito e por qual profissional.
Também não adianta achar que o sistema não terá falhas nunca. O windows tem falhas e é comandado por um sistema unicamente matemático sem a menor preocupação moral, além de ter por trás de si mesmo, um orçamento bizarro proporcionalmente ao governamental específico a esta área.
Falhas ocorrem.
Que bom que os empregados tiveram a decência e humanidade de denunciarem. Isso é que precisa ser exaltado. Todo o resto é novela.
Espalhe a notícia