Escolha uma Página
Espalhe a notícia

No ímpeto de angariar audiência, vender jornais e ‘estar na boca do povo’ a mídia não fica sequer vermelha ao fazer das notícias novelas mexicanas…

Imaginem os senhores e senhoras que alguém morra atropelado. Não parece das coisas mais incomuns {{embora até certo ponto trágico}} do mundo. Precisa ser noticiado? Não sei, talvez um dia eu faça um post sobre o que acho importante e o que não acho, hoje seria demais arrogante.

O fato é que, ainda que se noticie, não deveria ser tratado como tragédia nacional, e, em geral, não é mesmo.

E eu pergunto aos senhores {{e às senhoras também…}} quem aí já ouviu falar destas pessoas: Alfredo Rufino da Silva Neto ou André Luiz do Santos.



Apoie o Jornalismo Independente

O primeiro tinha 47 anos e o segundo 5 anos. Você ouviu falar de algum dos dois? Não, nem deveria mesmo, ambos morreram atropelados, coisa trágica para a família, quase irrelevante para você. Não digo que é coisa que deve ser ignorada ou não, apenas que deve ser tratada com parcimônia.

google {{não acredite em mim}} Clica que aumenta…

A mesma cobertura não foi utilizada para um outro atropelamento. Você certamente já ouviu falar de um jovem chamado “Rafael Mascarenhas”, ou não?

Qual a diferença entre um e outro? Claro, está mais do que óbvio, a diferença é que os pais deste jovem são famosos. E daí? Daí que fazer disso uma novela, global, faz de um atropelamento uma bomba de audiência e vendas.

A mídia está cansada de fazer isso e nós, como bons urubus que somos, estamos cansados de dar voz a este tipo de ação. No entanto o mais grave, em minha opinião, são dois fatores:

  1. A punição que terá o culpado da história;
  2. A exploração da fragilidade dos familiares envolvidos;

g1{{não acredite em mim}}

É claro que, provada a culpa, o ser que causou o atropelamento deve ter sua punição conforme a lei. Mas pense a senhora e o senhor que este ser seja julgado por um júri popular. E compare este mesmo júri no julgamento de Alfredo Rufino {{Quem? Leia o post de novo 😉 }}. Não é possível supor que ambos teriam tratamento igual, ou é?!

Espalhe a notícia