Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Veja quem sai ganhando e quem sai perdendo com os resultados das eleições. Que partido mais cresceu no executivo e que partido terá controle do legislativo.

A maior surpresa , imagino que saibam todos, foi o acerto do Datafolha {{melhor seria dizer o menor erro}} já que foi o instituto que mais aproximou Dilma e Serra do 2º turno.

presidente1
{{informações obtidas através do programa Divulga2010}}

Isso significa dizer que o Datafolha acertou ao dar 47% para Dilma e errou ao dar 29% para Serra. Também errou ao dar 16% para Marina Silva, maior surpresa destas eleições.

A disputa mais emocionante ficou por conta de Eymael e Levy Fidelix, o blog errou ao dar vitória para Fidelix. Ok, sim, eu estou fazendo troça de coisa séria. Voltemos ao que interessa.

Dilma teve 47% dos votos válidos. Número importante se considerarmos que Lula teve 48% em 2002 e levou somente no 2º turno.



Apoie o Jornalismo Independente

O que levou Marina a ter uma votação tão expressiva? A preocupação com o meio ambiente, sem dúvida, mas também um fator que considero preocupante. Os ‘marineiros’ que maneirem com as críticas ao blogueiro e tentem observar a coisa como ela, de fato, se deu.

Marina Silva passou toda a campanha com um discurso politicamente correto, sem entrar em polêmicas e sem fazer uma só proposta concreta. O discurso quase sempre foi o  “visão estratégica, planejamento” quase que dizendo ao eleitor que Serra e Dilma não teriam planejamento, fato que não é verdade.

Você pode, como eu, votar em Dilma Rousseff. Ou pode votar em José Serra. Ou em Marina. O que você não pode é dizer que PT e PSDB não tem visão estratégica ou planejamento de governo. Você pode discordar de ambos os planejamentos, e critica-los, quase sempre com razão, mas dizer que são inexistentes, isso não pode.

O PV venderá bem caro seu apoio. Pode esperar algum cargo. Marina Silva, que passou 7 anos no governo Lula {{que durará 8}} ao lado do PT, teoricamente seu apoio iria para Dilma. Teoricamente. Na prática Marina terá de aceitar a decisão de seu partido. Não tenho medo de dizer que o PV é um dos partidos mais ‘fisiológicos’ {{também quero entrar na modinha}} do país.

José Serra venceu em São Paulo por uma diferença menor que 1 milhão de votos. Geraldo Alckmin, em 2006, teve uma diferença de quase 3 milhões:

presidentesp

Este é o motivo que me leva a dizer que Serra sai mais perdedor que Dilma, embora considere que ambos saíram com derrota deste 1º turno. São Paulo, não custa lembrar, está há 20 anos com o PSDB.
Em Minas Gerais também José Serra teve menos votos que Geraldo em 2006 como é possível observar na tabela que trago abaixo:

presidentemg
{{Dados de 2010 através do programa Divulga2010 – não acredite em mim}}

Não se engane o nobre leitor e a singela leitora. O José Serra saiu perdendo mas o PSDB saiu ganhando. Por quê? Ora, porque no executivo os 2 principais colégios eleitorais tem novos governadores, tucanos.

São Paulo, elegeu Geraldo Alckmin em 1º turno. É possível, embora improvável, que exista 2º turno, já que algumas candidaturas {{PSOL, PSTU e PCB} foram impugnadas e a diferença foi por incríveis 0,63%.
Em Minas Gerais venceu Antônio Anastasia também em 1º turno. A diferença foi bem folgada com 62,72% dos votos.

De uma maneira geral é possível dizer que o PSDB venceu no Executivo pois elegeu os mesmo 4 governadores de PT e PMDB, porém em ‘estados mais fortes’ como São Paulo e Minas Gerais, estados com maior população e PIB. No entanto os aliados governistas conquistaram 11 estados enquanto os opositores conquistaram 7 estados. Nos demais há disputa pelo 2º turno. O PT pode ganhar mais 2 estados enquanto o PSDB tem a chance de vencer em outros 4.

Se no Executivo o PSDB sai vitorioso {{embora os aliados do governo tenham feito mais estados}} no Legislativo a coisa muda de figura. Quando o assunto é Senadores o PT dobrou sua bancada, de 8 para 16 {{com possibilidade de subir para 17}}. O PSDB  tem 11 senadores porém antes possuía 14. O dado mais importante é que a base governista terá 2/3 do senado.


Coisa que deve facilitar um futuro governo de Dilma ou atrapalhar bastante um futuro governo de Serra.
Tiririca teve um milhão de votos e é o deputado federal mais votado desde a descoberta do Brasil {{Veja feelings?!}}.

As pesquisas saíram todas como perdedoras desta eleição, já que erraram e muito. O Datafolha foi o que menos errou {{saiba porque as pesquisas são tão diferentes umas das outras}}.
Dilma sai enfraquecida? Sim. Serra sai fortalecido? Não. Marina Silva é a única que tem o que comemorar, embora a ida para o 2º turno deverá dar certo ânimo à candidatura tucana. Aguardemos com parcimônia.

Espalhe a notícia