Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Osama morreu {{ou não, vai saber…}}. O governo americano divulgou inicialmente que Osama, aquele bárbaro, teria usado uma de suas mulheres {{quantas ele tinha?!}} como escudo humano.

A tática, velha, era humilhar o inimigo caído. Já na Ilíada de Homero {{ou não, vai saber…}} Aquiles resolve que apenas matar Heitor era pouco, então amarra o corpo do rival {{Aquiles diria que ele não é rival à sua altura…}} atrás do seu carro e saiu por aí levando o cadáver para ser humilhado publicamente.

As fontes consultadas pela Al-Arabiya disseram que o corpo de Bin Laden terá sido depois arrastado pelo chão da casa até ao helicóptero {{calma, continue lendo}}

Fato é que estamos lidando com terrorismo. E o governo americano já tratou de desmentir que a mulher dele foi usada como escudo. E também falou que Osama estava desarmado, mas foi morto por reagir.



Apoie o Jornalismo Independente

Sim é uma desculpa esfarrapa e isso nos leva de volta {{levar de volta pode, Arnaldo? Não, não pode, use o “traz de volta” e seja feliz. Mas agora já escrevi e não corrijo nem a pau}} ao título do artigo: “Direitos Humanos para terrorista?”.

Eu sou um cara apegado às letras então vou primeiro ao dicionário:

s2g.

  3  Aquele que é adepto do terrorismo ou que infunde o terror

Mas isso ainda diz pouco,  o terrorista é um ser humano? Vejamos a definição de terrorismo:

sm.

  2  Uso político da violência, tendo como agente o aparelho do Estado ou o sacrifício individual em nome de organização clandestina 

  3  Sistema político em que se usa o terror para governar 

Bom, se  é um sistema político é feito de ser humano, portanto, Osama Bin Laden {{ou qualquer outro, por exemplo a folha diria Dilma}} é / era um ser humano e teria direito aos direitos humanos. Óbvio?! Nem tanto.

Os exércitos também são formados por gente do tipo “humano” {{ou no feminino: humana, depende do exército – este sim sempre masculino}}. Além dos tais direitos o ser humano é composto de índole e psiqué já que entramos no grego mesmo…

Osama Bin Laden, segundo consta, foi o responsável pelo maior atentado terrorista da história da humanidade {{já que o holocausto não é considerado terrorismo}}. Qual é a reação do familiar de uma vítima deste atentado ao encontrar o responsável?

Está claro que o esquadrão de elite, muito provavelmente, não é familiar de Osama, mas a questão é que o trauma é praticamente o mesmo. Exigir que este soldado, humano, haja racionalmente já seria complicado. Mas exigir que o governo americano haja com a razão é pedir muito?

{{crédito da foto – @roniuj}}
O que é agir com a razão? Osama deveria ser preso e não morto? Se preso, quem faria sua defesa?
É justificável {{embora nunca compreensível}} que tenha se matado um dos principais terroristas. Um julgamento justo em território americano é mais ou menos como ver o XV de Jaú campeão da Champions League… impossível.
A questão é que o mundo ocidental {{e boa parte do oriental}} vê a pena de morte como algo normal e, para além disso, vê a pena de morte como punição. Um terrorista vê a morte como salvação. Que punição foi dada, portanto, a Osama Bin Laden?! Ele foi assassinado ou morreu em razão da santa Jihad {{com pleonasmo mesmo}}? Ou os dois?
Não sei, sinceramente, se existiria outra saída para a captura de Bin Laden; fosse ele mantido vivo e estaria em Guantánamo {{onde nem a Cruz Vermelha entra}} sendo torturado{{ ao som de R.E.M ou Pearl Jam… Eu colocaria Rebolation, Dança do Quadrado, Sou Foda e semelhantes…}}, sem sombra de dúvidas a pior coisa que existe atualmente no quesito {{falta de}} direitos humanos {{atrás, talvez, da cracolândia}}.
É fato que foi uma execução e é fato que foi melhor do que Guantánamo, mas continuo achando que matar é sempre uma {{cuidado, palavrão vindo}} bela bosta. Seja mulher apedrejada, seja criança em canavial, seja assaltante de banco, seja terrorista. 

O líder da Al Qaeda terá sido morto logo nos primeiros minutos da operação levada a cabo pelos EUA. A filha de Bin Laden, de 12 anos, disse aos investigadores paquistaneses que, já no poder dos militares, o pai foi morto em frente aos membros da família. 

As fontes consultadas pela Al-Arabiya disseram que o corpo de Bin Laden terá sido depois arrastado pelo chão da casa até ao helicóptero. 

Também é noticiado que não foram feitos disparos contra os helicópteros dos EUA, nem contra os militares. 

A Al-Arabiya salienta ainda que além de quatro mortos, as forças paquistaneses encontraram e levaram do local duas mulheres e seis crianças com idades entre os dois e os 12 anos, mas indica que outras fontes dão conta de 16 detenções, em que se incluem mulheres e crianças, maior parte delas sauditas. 
{{não acredite em mim
}}

Matar um pai à frente da filha de 12 anos, sem dúvidas não é das coisas mais agradáveis. Enfim, deixo o pensamento no ar: o que fazer com o Bin Laden, você mataria, levaria para Guantánamo ou teria outra solução?

Espalhe a notícia