Escolha uma Página
Espalhe a notícia

O nome do partido é Democratas, né?! Democratas de democracia… Que bacana, né?!

por Renato Silveira

A proibição da exibição de A Serbian Film – Terror Sem Limites no festival de cinema fantástico RioFan, por decisão da diretoria da Caixa Econômica Federal, tomou proporções ainda mais preocupantes durante o fim de semana. A sessão extra-oficial do filme que seria realizada no Cine Odeon, no Centro do Rio de Janeiro, no sábado à noite, também foi cancelada – agora por ordem da Justiça.

Após a juíza Katerine Jatahy Nygaard, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, acatar um pedido do diretório regional do partido Democratas (DEM) para que a sessão fosse cancelada, a cópia de A Serbian Filmfoi recolhida no Odeon. Em seguida, a desembargadora Gilda Maria Dias Carrapatoso, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, manteve o veto à exibição do longa-metragem ao analisar pedido de efeito suspensivo feito pela distribuidora Petrini Filmes.

Segundo a Petrini Filmes, é a primeira vez que um ato de censura prévia como esse acontece no país desde 1985, quandoJe vous salue, Marie, de Jean-Luc Godard, foi proibido – primeiro ato de censura após a promulgação da Constituição Federal em 1988, portanto.

De acordo com o parecer assinado pela desembargadora, a Petrini Filmes tentou recorrer da primeira decisão que suspendeu a exibição de A Serbian Film, alegando que a produção “pode ser enquadrada no gênero terror splatter, que se caracteriza pela exposição excessiva de sangue, destinado a causar repulsa e outras reações de aversão aos seus expectadores”. Ainda segundo o parecer, a Petrini Filmes afirmou que “as cenas pretensamente violadoras do Estatuto da Criança e do Adolescente são desprovidas de caráter erótico ou indutivo ao cometimento de crimes sexuais, sendo, na verdade, uma obra de ficção-científica.”

Apesar da justificativa do distribuidor, a desembargadora considerou que (trecho a seguir também reproduzido a partir do parecer oficial): “não se pode admitir e permitir que, em nome da liberdade de expressão, cenas de extrema violência física e moral, inclusive, utilizando recém-natos sejam levadas ao grande público, vez que podem provocar reações adversas, às vezes, em cadeia, em pessoas sem equilíbrio emocional e psíquico adequado para suportar tais evidências de desumanidade. Pontue-se que o d. Ministério Público manifestou-se pela não liberação da exibição da película que constituiria uma afronta à Constituição Federal/88 e ao Estatuto da Criança e do Adolescente.”

Em nenhum momento, a desembargadora afirma ter assistido ao filme ou partes dele para comprovar a existência das “cenas de extrema violência física e moral, inclusive, utilizando recém-natos” que, segundo ela, “podem provocar reações adversas”. Também não há indícios de que os representantes do diretório regional do DEM no Rio assistiram à produção. Já o senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, assumiu em sua página oficial, ao declarar apoio à decisão da Justiça, que não viu o filme, “mas leu a sinopse”. Mesmo sem ter assistido ao longa, ele é categórico ao afirmar que A Serbian Film“é um pesadelo de horror, pornô violento e criminoso com requintes de crueldade”.

Apesar de a venda de ingressos para a sessão de A Serbian Film ter sido suspensa, sob pena de multa diária de R$ 100 mil reais em caso de descumprimento, a decisão judicial diz respeito apenas à sessão programada para o último sábado. A princípio, o lançamento do filme no circuito segue agendado e acontecerá no próximo dia 5 de agosto. No entanto, a cópia que seria exibida no Rio de Janeiro no último sábado continua apreendida. A Petrini Filmes afirmou que divulgará novidades sobre o caso em seu perfil no Twitter.

ATUALIZAÇÃO (às 21:20): De acordo com o site FILME B, a Petrini Filmes remarcou a data de lançamento para 26 de agosto e afirmou que exibirá o filme em outras praças, caso a decisão da Justiça permaneça.

Protesto

Em protesto à proibição da sessão de A Serbian Film, uma reunião para esclarecer o caso ao público foi feita pelos organizadores do RioFan em frente ao Cine Odeon, às 22h do último sábado, horário em que o filme seria exibido. A manifestação foi registrada em vídeo. Assista:

Reunião/Protesto 23/07/11 from DougS. on Vimeo.

 

{{não acredite em mim – Cinema em Cena}}

Espalhe a notícia