Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Itaquerão sim
abertura tanto faz

Pesquisa Datafolha mostra amplo apoio de paulistanos à arena, porém maioria não se empolga com festa inicial e 1º jogo da Copa 

DE SÃO PAULO

Os paulistanos, incluindo a maioria dos torcedores santistas e parcelas expressivas dos palmeirenses e são-paulino, querem o Itaquerão. O mesmo não se aplica à abertura da Copa de 2014.
É o que mostra pesquisa Datafolha realizada nos dias 4 e 5 de agosto, que entrevistou 624 pessoas e que tem margem de erro máxima de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Pelo levantamento, 61% dos moradores da cidade são a favor da construção da arena corintiana, que tem custo atual estimado em R$ 820 milhões, sem contar instalações provisórias específicas para o Mundial que serão bancadas pelo governo do Estado.
Os que disseram ser contra o estádio foram 28%, e 11% não souberam responder.
O maior apoio, óbvio, é dos corintianos (83%). Mas é enorme entre os santistas (67%) e parecido, e considerável, entre palmeirenses (49%) e são-paulinos (46%).

SEM EUFORIA
Estádio para o Corinthians tudo bem, mas nada de dinheiro público ou euforia com a abertura do Mundial.
A pesquisa apontou que 60% dos entrevistados têm a opinião de que a abertura da Copa para São Paulo é nada importante -23% a julgam um pouco importante e apenas 17% muito importante.
Ironia é que são os corintianos os mais descrentes com a abertura, evento que, segundo prefeitura e governo de SP, justifica isenções fiscais e investimento estatal em estruturas provisórias.
Entre os entrevistados que se disseram corintianos (praticamente um terço da cidade), 70% classificam o jogo inaugural do Mundial como nada importante. Índice que cai para 57% entre os são- paulinos, que viram o Morumbi ser rejeitado pela Fifa.
Se dependesse do paulistano, o uso de verba estatal no Itaquerão seria vetado. A utilização de dinheiro dos cofres públicos nas três esferas de governo foi rejeitado pela maioria dos entrevistados.
Nesse ponto, a paixão clubística fica mais evidente.
No grupo dos corintianos, 53% disseram, por exemplo, serem a favor de investimentos da prefeitura na arena.
Entre os santistas, o índice foi de 27%, caindo para 20% no caso dos palmeirenses e 19% no dos são-paulinos.

MEIO A MEIO
Os moradores da maior cidade do país se dividem quanto aos efeitos da Copa.
O Datafolha perguntou se o evento trará mais benefícios ou prejuízos para a população, e houve empate técnico -53% optaram pelo lado positivo e 47% pelo negativo.
Aprovação maior só para os efeitos do Mundial na zona leste e em Itaquera.
Segundo a pesquisa, a competição terá mais efeitos positivos do que negativos na zona leste para 66% dos entrevistados e para 67% no caso específico do bairro.

{{não acredite em mim – folha para assinantes}}

Espalhe a notícia