Escolha uma Página
Espalhe a notícia






Já faz um certo tempo que este blog alertou para as novas aventuras do James Alckmin, o governador Bond Bico. Ele e seu secretário de nome igualmente sugestivo, Herman Lord Voldemort – aquele que não deve ser nomeado, para os íntimos de Harry Potter – resolveram chamar de Reorganização Escolar o desmanche de escolas públicos. Mais de 90 delas serão fechadas, segundo o genial plano educacional, risos.

A ideia é desmontar os ciclos e separar as turmas por idades, como se nascessem sempre de famílias diferentes, como se não houvesse irmãos de idades diferentes, como se sobrasse dinheiro para o transporte das crianças, como se as classes estivessem vazias, como se educação fosse mercadoria, resumidamente.

E eis que os estudantes secundaristas resolveram que o buraco é mais embaixo, que ficar em casa resmungando não ia ajudar a resolver nada. Então depois de algumas passeatas, decidiram permanecer nas escolas e não sair mais delas.

E aí que entra a verdadeira face do problema educacional no país: nunca deram um dicionário aos jornalistas…



Apoie o Jornalismo Independente

Senão, vejamos:

invadir
in.va.dir
(lat invadere) vtd 1 Entrar à força em: Átila invadiu a Gália. 2 Assumir indevidamente ou por violência; usurpar: Detestava que invadissem suas atribuições. 3 Alastrar-se, espalhar-se por: A erva invadiu o rancho desabitado. 4 Avassalar, dominar, tomar: “Invadia-os o cansaço” (Machado de Assis). 5 Geol Entrar em estado fundido ou magmático.

ocupar
o.cu.par
(lat occupare) vtd 1 Apoderar-se de; tornar-se dono de; tomar posse de: Novas extensões de território iam os bandeirantes ocupando. vtd 2 Tomar assento em: Ocupar uma cadeira, ocupar o trono. vtd 3 Assenhorear-se de; dominar: O amor sempre lhe ocupou o coração. vtd 4 Conquistar, granjear, obter: “Nas suas ideias, na linguagem, na estética primitiva, nas superstições, o animal amigo e paciente… devia acabar ocupando lugar proeminente” (Lourenço Filho). vtd 5 Estabelecer-se por ocupação militar em (uma praça, um forte ou um país). vtd 6 Cobrir todo o espaço de; encher; tomar (lugar no espaço): O séquito presidencial ocupou todo o salão. vtd 7 Tomar o lugar de: Já ocupou a presidência na assembleia legislativa. vtd 8 Atrair, fixar, prender; ser assunto ou objeto de: Essa é a matéria que nos ocupa a atenção. vpr 9 Aplicar a atenção, desenvolver a atividade em: “Há também um grupo da nossa gente que logo por manhãzinha se ocupa de bater a macega” (Gastão Cruls). Nem sempre se ocupava no que mais era preciso.

{{não acredite em mim – Dicionário Michaelis}}

É possível, então, comparar o  grande Átilo – o Uno, conquistador bárbaro, sanguinolento e cruel, segundo os registros históricos, com… O rapaz da foto ?

20151116082700

{{Foto: Jardiel Carvalho – R.U.A. Foto Coletivo}}

Ou seria mais normal entender que o sujeito da foto está “tomando posse” de algo que legitimamente já o pertence ? Afinal, quem ocupou as escolas foram… OS ESTUDANTES.

No país onde o clichê é dizer que a educação é a coisa mais importante do mundo, o Estado que se auto-intitula locomotiva da nação atropela direitos, ignora seus próprios deveres e manda a PM ameaçar crianças e adolescentes que… querem estudar. Tão Brasil, já diria Manuel Bandeira…

Enquanto este post é escrito, 24 escolas 30 escolas permanecem ocupadas pelos estudantes, são elas:

12241032_10200918813569912_5222965909618196989_o

O governador e seu Lord já pediram reintegração de posse {{afinal, a posse da escola nunca foi dos estudantes ou professores, isso é certo}}, a justiça negou até aqui. Diretores {{no plural}} sofrem pressão para que as escolas sejam desocupadas. Este blog recebeu pelo menos 3 denúncias com teores semelhantes.

20151116083934

Mas no país da “educação é mó importante” os pobres jornalistas não receberam, ainda, uma cópia do dicionário da língua portuguesa:

folha1

{{não acredite em mim – folha de São Paulo}}

folha2

{{não acredite em mim – folha de São Paulo}}

folha3

{{não acredite em mim – folha de São Paulo}}

O número foi crescendo… daí a assessoria do governador – doravante Jornal folha de São Paulo – resolveu continuar com as manchetes “sobe…sobe…sobe” era ruim… Então ao invés de subir para 14 escolas, foi assim mesmo, no susto, 14 ficarão sem aulas… Todas graças a Átila – o Uno, e seu exército… de Adolescentes… ai ai ai…

O governador, esperto que só ele, concluiu: “Tem política misturada nisso” {{não acredite em mim – UOL}}.

É esse o ponto, governador. A ausência de uma política educacional, gera uma reação política da sociedade. Não é complexo, não dói e não é crime. Crime, de verdade, é tratar adolescente estudante como um ditador sanguinolento. Mandar seres adultos armados para ameaçar crianças e adolescentes que, olha só como o mundo pode ser surpreendente, querem estudar.

Todo apoio às escolas ocupadas, aos estudantes e funcionários.Que um milagre ocupe o espaço vazio que jaz entre as orelhas do governador e de seu secretário. Quem sabe não é o milagre de natal que vem por aí ?

 Em tempo: A foto de capa deste post também é de Jardiel Carvalho – R.U.A Foto Coletivo.

Espalhe a notícia