Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Ciro Gomes é de esquerda ou de direita? Com o país dividido entre petralhas e coxinhas, comunistas e fascistas; é preciso tomar uma decisão. Afinal de contas ninguém quer ser definido como uma coisa que não é. Então vamos tentar definir aqui para que nas eleições você também possa ter sua definição.

Esquerda x Direita

A pergunta óbvia antes de respondermos se Ciro Gomes é de esquerda ou de direita é: o que significa ser de esquerda ? E o que significa ser de direita ?

Tudo começou lá na Revolução Francesa. Estamos no final século XVIII {{1789 -1799}} e a burguesia lutava, com algum apoio das camadas mais pobres da sociedade, para tirar o poder da Igreja e dos Nobres. Eram conhecidos como burguesia por um fato ainda anterior.  Calma que não é complicado, olha a foto:

esrquerda ou direita



Apoie o Jornalismo Independente

O número 1 representa ou a Igreja ou os Nobres que mandavam na coisa toda. O 2 são os burgueses, cidadãos que moravam sob a proteção ou da igreja ou dos nobres {{ou de ambos}} dentro de áreas muradas conhecidas como burgos. O 3 é o mundo lá fora cheio de bárbaros, feras e afins {{segundo o que se pensava à época}}.

Feita esta breve introdução, voltamos ao século XVIII. Os burgueses queriam mais poder e estavam cansados de ficar à mercê da monarquia e da igreja. Juntaram-se aos mais pobres que simplesmente estavam cansados de passar fome e começaram o que ficou conhecido como Revolução Francesa. Foi este processo que basicamente conseguiu criar a relação institucional de Estado que temos hoje {{obviamente simplificando as coisas}}.

Ou seja, Montesquieu pegou o exemplo dos gregos e, principalmente dos romanos e fez uma teoria de como isso deveria funcionar. Aí nascem os três poderes da República: Judiciário, Legislativo e Executivo. A ideia é que os três funcionem em conjunto, o legislativo cria as leis {{legisla}}, o executivo as executa e o judiciário as julga. Dessa forma ninguém se tornaria um grande mandão como os reis que existiam na França em que ele viveu.

Pois bem, os poderes criados precisavam criar também uma constituição, algum conjunto de regras que devesse ser observado por todos. E foi aí que se deu a divisão entre esquerda e direita: Os parlamentares precisavam estar na mesma sala. Os mais ricos começaram a se sentar ao lado direito e os mais pobres ao lado esquerdo. Nascia aí boa parte dos problemas brasileiros.

Ou seja, em termos bem genéricos, eram de esquerda aqueles cujas intenções eram mais voltadas aos mais pobres enquanto os de direita seriam aqueles que não têm essa preocupação. Mas, como você deve ter notado, não estamos no século XVIII.

Tentando não ser leviano ou superficial, podemos dizer que, no Brasil, é de esquerda aquele cuja preocupação maior está nas ambições sociais enquanto é de direita aqueles cujos objetivos são focados nas ambições individuais.

Ciro Gomes

Ele fará 61 anos em novembro de 2018 quando provavelmente já não estará eleito {{ou estará, como raios saberíamos?}} e tem uma vasta lista de partidos nos quais já esteve. Ele já foi do PDS, MDB, PSDB, PPS, PSB, PROS e agora ao PDT.

Se levarmos em conta apenas os partidos e como os enxergamos hoje, poderíamos sem muito erro, dizer que ele sempre foi de centro-direita. Mas a vida de Ciro é mais complexa, como são quase todas. Ciro Gomes fez parte do governo Itamar Franco e do governo Lula.

A ver pela sua vida pública então Ciro Gomes não seria nem de esquerda nem de direita, seria simplesmente de centro. Ou, se você tiver um gosto pelo maldosismo, fisiológico. Fisiológico é um termo bonitinho que o povo que trata de política usa e que quer dizer ‘está no poder não importa quem seja o poder’.

O que o Ciro Gomes diz a respeito ? Ele basicamente foge da questão. E tá tudo bem, é isso que qualquer candidato que pretende se eleger em 2018 deveria fazer mesmo. Isso porque estamos num país extremamente polarizado e, claro, se você quer ser um bom produto que seja um aceito pelos dois lados.

É por isso que ele dá sinais diferentes. Ao mesmo tempo em que diz que “sim, foi golpe, ele também diz que Lula “não cogita perdão a Lula” caso seja eleito.

Afinal, Ciro Gomes é de esquerda ou Ciro Gomes é de direita ?

Para isso é preciso checar o que ele está propondo.

  • Proposta de Ciro Gomes para a Previdência social

Sobre a reforma da previdência, Ciro propõe um modelo completamente novo, que envolve uma mistura entre o atual e o que foi desastrosamente aplicado no Chile. Em terras chilenas Pinochet basicamente acabou com a previdência pública, obrigando todos a ingressarem em planos de previdência privada. O que resultou nisso:

Propostas de Ciro Gomes são de esquerda?

{{não acredite em mim – Estadão}}

O jornal Valor Econômico fez uma matéria explicando um pouco do que pretende a proposta do candidato. Não há muitas explicações até aqui mas basicamente você teria um teto daquilo que o Estado te pagaria. Este teto seria menor do que o estabelecido hoje. E como complemento você poderia contribuir para uma aposentadoria capitalizada, ou seja privada, o que te permitiria receber mais do que este teto.

  • Proposta de Ciro para os direitos relacionados ao corpo das mulheres

Ciro, ao contrário dos candidatos que se afirmam de Esquerda, não se diz claramente favorável ao aborto, por exemplo, mas afirma que esta seria uma decisão tomada em consulta pública. Uma maneira de dizer que a decisão não deveria ser dele. Os candidatos de direita te dirão que são contra o aborto e os de esquerda que são favoráveis. Ciro Gomes fica no meio termo.

  • Impostos

Nesse quesito ele engloba propostas tanto de direita quanto de esquerda. Ele afirma que taxará grandes fortunas e lucros e dividendos {{hoje só o Brasil e a Estônia, vive repetindo o candidato, não cobram isso}}. Lucros e Dividendos é o que os sócios de empresas ganham como salário. Em muitas empresas, principalmente as de capital aberto, boa parte dos sócios minoritários ganham lucros e dividendos como forma de salário ou de complemento do salário. Isso implica em dizer que, enquanto os trabalhadores que recebem menos pagam impostos na folha salarial, os que recebem mais não são taxados. Essa é a parte da proposta que é de esquerda.

Ele também afirma que é preciso implementar uma redução nas taxas de lucros e não faz muito detalhamento a este respeito, o que é basicamente a forma como os discursos de direita no Brasil costumam se colocar.

Então se você está na dúvida se Ciro Gomes é de esquerda ou de direita, faça como nós começamos a fazer por aqui. Esqueça essas nomenclaturas e verifique se as propostas dele te atraem. Atraindo, faça seu voto. Não atraindo, escolha outro.

Focar seu voto em um rótulo é das maiores bobagens das quais o brasileiro é capaz. Mas se você faz questão de que haja um rótulo, então Ciro é de centro e as propostas de Ciro em 2018 estão mais para a centro-esquerda.

Atualização: Após comentário atento do leitor Evandro retiramos a menção sobre ter participado do governo FHC que estava erroneamente apontado na matéria inicialmente.

Espalhe a notícia